segunda-feira, 22 de junho de 2009

Intervenção Assembleia Municipal 19 de Junho 2009

Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Braga

Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Braga

Exmos. Srs. E Sras. Vereadores

Digníssimos colegas da Assembleia Municipal

Minhas Senhoras e meu Senhores

 

Hoje participamos naquela que deverá ser a última Assembleia Municipal deste mandato. Esperar-se-ia que fizesse aqui balanços profundos daquilo que foi o mandato deste executivo, daquelas que foram as decisões, orientações e consequências das mesmas. Não o farei dessa forma, porque a oposição e a alternativa não se faz num só gesto, numa só acção. Deixo para a história e para as pessoas de boa memoria aquilo que aqui foi dito, sucessivas vezes, nos mais variados momentos, por mim e por outros face aos assuntos que foram surgindo, não nos últimos quatro anos mas sim, no  que me toca, nos últimos oito.

Direi que entre a “pantanoracia bracarense”, aqui anunciada pelo meu amigo Rui Moreira, passando pela elasticidade económica de índole no mínimo duvidosa, paulatinamente explicada pelo carismático João Granja, não esquecendo as sempre acesas e efusivas intervenções do caríssimo deputado Raul Peixoto ou quem sabe o fato mais radical da esquerda aqui vestido pelo não menos memorável João Delgado, todos fizemos uma síntese daquilo que são os mais do que discutidos, divulgados e explorados erros desta gestão não socialista mas mesquitista que é sempre defendida, muitas vezes, com o embaraço típico de quem defende o indefensável, por ilustres membros desta assembleia como Marcelino Pires ou Pedro Sousa. A todos, a minha sincera homenagem porque essa é a essência da democracia.

Quanto a mim tudo se pode resumir a uma só frase: Braga precisa de novos horizontes, de novas ideias de um empenho que nada tem a ver com o socialismo, a social democracia, a democracia cristã ou até o comunismo, mas sim com a vontade abnegada de homens e mulheres que queiram, de facto, fazer a diferença, independentemente da sua filiação partidária, ou não. Por isso exige-se um discurso direccionado para o futuro.

Como disse, entrei nesta Assembleia como membro da bancada do CDS/PP que hoje se vê resumida a um único elemento, ao qual aproveito para dar as boas vindas e manifestar a esperança de que paute a sua acção pela qualidade das intervenções e pela genuinidade e utilidade das ideias que apresentará deste púlpito para a cidade.

Tornei-me independente pelas razões aqui já divulgadas a devido tempo. Entrei como opositor do poder instalado, opositor do Eng. Mesquita Machado e, apesar da minha condição partidária se ter alterado, chego hoje aqui na mesma condição essencial com que entrei...consciente de que pode ser feito melhor e com a certeza de que os interesses de Braga se sobrepõe a qualquer outro, mesmo que do partido se trate. Acredito com todas as minhas forças que Braga tem melhor por onde escolher, mas sei que em politica tal como qualquer outro produto de marketing, ou se vende ou não se vende. Há uma grande distancia  entre aquilo que são as competências reais dos candidatos e a sua capacidade de serem eleitos. Aqui reside a diferença.

Hoje, como no passado, digo aqui com toda a frontalidade que esta gestão autárquica falhou. Falhou em muitos aspectos, mas num essencial...desenhou uma cidade desgovernada, desorientada e sem uma lógica urbanística definida com critérios rigorosos. Tudo o que veio depois ou são consequências desta falha vital, ou são os tais assuntos de índole duvidosa de que tanto se fala. Este é o erro...Braga precisa de rumo, precisa de um plano, precisa em suma de fazer sentido.

Este ano haverão eleições autárquicas e antes que se diga que os bracarenses terão oportunidade de escolher, eu direi que os rostos da oposição terão a oportunidade de mostrar que são a voz dessa mudança, que são os agentes desse sentido que é preciso dar á cidade, para que aí sim os bracarenses possam escolher. Estou confiante que essa mudança rumo a uma cidade com sentido poderá ser concretizada. Deixo para os eleitores a escolha do modelo de gestão que entendem mais adequado,  porque em democracia há sempre mais do que duas saídas, esperando sempre a participação maciça de homens e mulheres que, ainda que não tenham acção politico-partidária possam integrar este processo tão vital para a cidade.

Termino cumprimentando por último, mas não com menos deferência a mesa da Assembleia na pessoa do seu Presidente.

 

Disse

 

Ramiro Brito

Deputado Independente

Links:

CM

 

6 comentários:

Nuno disse...

Parabéns, Ramiro!
E obrigado, uma vez mais pela dedicação à cidade, no CDS ou como independente. Reconheço muito valor a quem, com tão poucos meios, fez frente a quem tinha tanto poder mas tão pouca razão!

Rui Moreira disse...

Olha o Nuno! Estás bom? Não queres escrever uns posts aqui na Rua do Souto? Um abraço

Nuno disse...

Por acaso queria falar contigo Rui. Mas tinha ideia que estavas em Luanda (e, mesmo no nosso distrito, fica um bocado fora de mão!...).

Diz-me qualquer coisa, quando estiveres por Braga.

Paulo Novais disse...

Em primeiro lugar, como Bracarense e depois como militante do CDS/PP, os meus agradecimentos aos membros eleitos pelo meu partido para a Assembleia Municipal. Todos eles personalizaram ao longo destes anos, aquilo que é a angustia de muitos bracarenses ao verem decapitada e aos poucos desmembrada até ao ponto de ficar quase descaracterizada, órfã e sem identidade.
Esperemos que tudo mude em breve.
E também eu começo a achar que pode, que deve ser pensada uma alternativa de cidadania ás duas que já existem
Uma, a governante, ferida de morte, tenta a todo o custo com acções eleitoralistas, anestesiar os cidadãos para que esqueçam o passado convencendo-os que serão o futuro.
A segunda, aquela que acho que realmente pode acabar com o "Mesquitismo" em Braga, está ela mesmo anestesiada. Ou sobre o efeito de uma boa carrada de "Xanax". Vá lá. Por favor acordem. E leiam o que diz o Ramiro "...os rostos da oposição terão a oportunidade de mostrar que são a voz dessa mudança...". E olhem que o teu urge. E olhem que o adversário não joga limpo e ainda por cima tem melhores trunfos. E os que não consegue, compra.
Vá lá, larguem o "Xanax"...

Paulo Novais disse...

E olá Nuno.
Bem aparecido. Vamos combinar e tomar uma bica?
Liga-me se tiveres disponibilidade.
Abraço

Anónimo disse...

Haverão?
Crie-se uma comissão de gramática!